2009-06-27

Crónica

Sobre as Eleições para o Parlamento Europeu

Clique AQUI para ouvir

crónica por Júlio Sá gravada para a RUM

2009-06-26

Agenda



Amanhã, Sábado, pelas 21h30m no Hotel Turismo de Braga, a Coligação Democrática Unitária (CDU) irá proceder à apresentação do seu cabeça de lista às próximas Eleições Legislativas, pelo círculo eleitoral de Braga.



Esta sessão pública contará com a presença do secretário-geral do Partido Comunista Português - Jerónimo de Sousa.

2009-06-25

Dia Europeu para a Segurança em Passagens de Nível

«Os Verdes» saúdam o Dia Europeu para a Segurança em Passagens de Nível, mas lembram também o muito que ainda há a fazer

No primeiro Dia Europeu para a Segurança em Passagens de Nível que se assinala hoje, «Os Verdes» saúdam a preocupação subjacente à campanha da REFER de aumentar a informação e sensibilização para a necessidade dos cuidados que todos devem ter no atravessamento, de carro ou a pé, de linhas de caminho de ferro.

Contudo, não podem deixar de lamentar que continuem a existir ainda tantas passagens de nível sem guarda na rede ferroviária nacional, bem como tantas estações e apeadeiros em que os peões são obrigados a atravessar passagens de nível seja para aceder aos comboios, às plataformas ou aos parques de estacionamento.

Com efeito, mais de metade das passagens de nível públicas rodoviárias não têm guarda nem estão automatizadas (466 sem guarda, 373 automatizadas e 86 com guarda), sendo que estas representam, não apenas factor de insegurança no atravessamento das linhas férreas, mas também de transtorno e atrasos na circulação rodoviária diariamente (nalguns casos e situações em várias horas de espera por dia)!

Pese embora se tenham de facto encerrado muitas passagens de nível no nosso país nos últimos anos, e construído alguns atravessamentos aéreos e subterrâneos para peões, não é menos verdade que continuam a existir muitas passagens perigosas para peões e condutores viários e que constituem elementos estranguladores das localidades.

Infelizmente, o travão em investimentos, por exemplo, na modernização da linha do norte, ou o facto de existirem algumas obras prometidas nalguns troços a aguardar execução, têm servido de pretexto para adiar ou atrasar a resolução de algumas passagens de nível prometidas eliminar há muitos anos.

«Os Verdes» esperam que a celebração deste dia permita também reflectir sobre o muito que há para fazer no campo da eliminação das passagens de nível que não oferecem condições de segurança ou que representam factores que dificultam a acessibilidade e o desenvolvimento de certas localidades, sendo certo que o aumento de segurança não depende apenas de mais informação nem esta se conseguirá apenas com «distribuição de folhetos nas escolas, afixação de cartazes nas estações e outros eventos mediáticos».

O Gabinete de Imprensa de «Os Verdes»

2009-06-22

Curtas

O Partido «Os Verdes» insistiu para que o ministro do Ambiente defina a sua posição face à campanha publicitária da EDP sobre barragens, que classifica de "mentira", mas Francisco Nunes Correia continua sem dizer se é contra ou a favor.

leia AQUI a notícia

Convite

2009-06-19

Ambiente e política energética

Hoje, Sexta-feira, o Governo irá ser confrontado por «Os Verdes», no quadro de uma interpelação que se realizará na Assembleia da República, sobre os impactes que a sua política energética tem tido no ambiente e no desenvolvimento sustentável do país, nomeadamente os impactes do Plano Nacional de Barragens nos recursos hídricos e na orla costeira.

2009-06-18

Stop Barroso



Saiba mais aqui:

Sobre as eleições para o Parlamento Europeu

... a CDU cresceu, obteve mais de 70 mil votos que em 2004, o que representa uma subida do seu eleitorado de cerca de 23%, e passou de 9,1% para 10,7%, o que significa uma subida percentual de 1,6%. Garantiu a eleição dos dois eurodeputados que tinha e não elegeu o terceiro porque houve, como se sabe, uma redução dos mandatos nacionais, de 24 para 22, a manterem-se os 24, teria eleito o terceiro. Depois, é importante sublinhar, a CDU cresceu em todos os círculos eleitorais, foi a força mais votada em três distritos (...) e, em termos nacionais teve a maior votação dos últimos 20 anos.
José Luís Ferreira

Leia o artigo completo AQUI

2009-06-17

Contacto Verde

Avaliação ambiental

Nesta edição da Contacto Verde o destaque vai para a avaliação feita por «Os Verdes» às políticas ambientais no âmbito do Dia Mundial do Ambiente.

Na entrevista, Antero Resende, cabeça de lista da CDU à Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, avalia as actuais políticas do Concelho, as propostas apresentadas pela CDU, em que esteve envolvido, e os desafios e possibilidades das próximas eleições.

No Em debate são analisados os resultados das eleições para o Parlamento Europeu.

Continuamos a apelar à participação de todos. Não deixem de nos enviar textos (com referência ao objectivo de publicação) ou sugestões de assuntos que queiram ver abordados. Mesmo não sendo objecto de atenção imediata, por outros assuntos de agenda do PEV se sobreporem, serão devidamente considerados em curto prazo.

Sofia Vilarigues

Seca e Desertificação

Portugal tem metade do território em risco de desertificação e está a ficar sem solos de qualidade. E sem os seus guardiões, os agricultores. Para ajudá-los a manter as actividades que protegem os terrenos, Eugénio Sequeira defende que o Estado lhes deve pagar por esse serviço e demonstrar, em propriedades-piloto, quais os melhores métodos de recuperação da terra.
Hoje comemora-se o Dia Mundial de Combate à Seca e Desertificação.

A agricultura não é só produzir cereal, cortiça; é produzir a qualidade de vida da qual dependemos, água de qualidade, é ser sumidouro de carbono, guardiã da biodiversidade e salvaguarda contra a seca
Eugénio Sequeira.

Leia AQUI a notícia no jornal Público

2009-06-15

Sabe o que são «interesses instalados»?

O Partido Ecologista «Os Verdes», que pretende impor limites à cobrança de despesas de manutenção de contas bancárias, viu o seu projecto de lei ser rejeitado pelas forças de direita PS, PSD e CDS-PP, tendo tido apenas os votos favoráveis do PCP e do BE.


Leia AQUI a notícia


Resultados das Eleições para o Parlamento Europeu


2009-06-05

Pensa lá bem!

No próximo Domingo - Pensa lá bem!

Razões para Votar Verde

Pela Paz.
Não à Militarização da Europa

A história recente tem conhecido uma realidade de constantes ameaças, ocupações, e uma crescente militarização. Os conflitos agravam-se, a cultura do medo aumenta e a ameaça terrorista é semeada.
Tem-se invocado o direito de defesa e de luta contra o terrorismo para invadir, ocupar e destruir, quando a principal e verdadeira razão é a afirmação imperial, o domínio e o controlo dos recursos e das riquezas.
A Europa não deve apoiar nenhuma política que fomente a guerra, o recurso à violência para resolver os conflitos. Deve actuar no sentido de implementar uma política de paz.

• «Os Verdes» e a CDU defendem uma Europa de Paz, de amizade, de cooperação e de solidariedade entre os povos;

• Pela desmilitarização e pelo desarmamento na Europa, pela proibição de armas nucleares e outras armas de destruição massiva;

• Pelo fim da NATO e pelo reforço e valorização do papel da ONU na resolução de conflitos e entendimento entre estados;

• Pelo efectivo cumprimento da Carta das Nações Unidas e do Direito Internacional.

7 de Junho
O Voto Verde, é o Voto na CDU

2009-06-04

Vídeo da Marcha Nacional de 23 de Maio

No último 23 de Maio, a CDU, convocou uma manifestação nacional.

Compareceram entre 80 a 85 mil pessoas.

Uma mobilização como nunca antes houve igual por nenhuma outra força política.


Razões para Votar Verde

Por Emprego com Direitos.
Não à Precariedade e à Flexisegurança.

O desemprego é hoje o pior flagelo social que atinge Portugal, arrastando atrás de si o aumento do trabalho precário e sem direitos, da pobreza, miséria e exclusão social. A actual situação económica de crise que agravou drasticamente o desemprego e as falências (as verdadeiras e as oportunistas injustificadas), tem responsáveis naqueles que têm defendido as políticas de direita em que o Estado se abstém de intervir e se deixa ao Mercado ceifar tantas vítimas quantas forem reclamadas.
Em Portugal, com o Código de Trabalho Bagão Félix / Vieira da Silva, como na Europa da Flexigurança ou da Directiva do Tempo de Trabalho, o caminho tem sido sempre o de sacrificar os direitos laborais e sociais em nome da competitividade.

• «Os Verdes» e a CDU defendem o emprego como um direito e o emprego com direitos, combatendo a precariedade e os falsos recibos verdes;

• Defendemos a convergência social e salarial europeia e o respeito dos direitos dos trabalhadores;

• Pelas 35 horas laborais semanais;

• Por melhores salários e pela recuperação do poder de compra.

7 de Junho
O Voto Verde, é o Voto na CDU

Comício


Hoje, Quinta-Feira, 21 horas
comício CDU
com as presenças de:
  • Francisco Madeira Lopes
  • Jerónimo de Sousa
  • Ilda Figueiredo
Na Avenida Central de Braga

Europa e Ambiente – rótulo ou produto?

A União Europeia vive sobre o rótulo de exigência de altos padrões ambientais. Mas valerá a pena analisarmos se é mesmo assim ou se o rótulo, afinal, é enganador quanto ao produto que nos é vendido.


Leia AQUI a Opinião de Heloísa Apolónia.

Razões para Votar Verde

Por direitos Iguais para Todos.
A Diversidade é Fundamental à Vida

As intolerâncias têm vindo a agravar-se, a insegurança e os ataques a direitos, liberdades e garantias intensificam-se. A Europa deve garantir o efectivo cumprimento dos direitos e da igualdade de oportunidades para todos. A igualdade entre homens e mulheres deve ser uma realidade. Os direitos dos imigrantes e dos refugiados devem ser salvaguardados e nenhuma minoria deve ser ignorada, maltratada ou rejeitada. A Europa tem de implementar políticas de igualdade e de integração.

• «Os Verdes» e a CDU defendem condições dignas para as populações com a defesa de direitos sociais e civis em todos os Estados Membros;

Pela não discriminação independentemente do género, cor, religião ou orientação sexual;

• Pela remoção dos obstáculos materiais, legais e de mentalidade à plena participação das pessoas portadoras de deficiência;

• Por uma política de imigração de integração com direitos sociais no respeito pela diversidade cultural.

7 de Junho
O Voto Verde, é o Voto na CDU

2009-06-02

Contacto Verde

7 de Junho: oportunidade de mudança

Nesta edição da Contacto Verde o destaque vai para as próximas eleições para o Parlamento Europeu e as “Dez Razões para Votar Verde”, resultantes da análise que «Os Verdes» fazem da necessidade de uma construção diferente e de políticas diferentes para a Europa.

Na entrevista Mónica, co-president do grupo Verdes/Aliança Livre Europeia no Parlamento Europeu, dá a conhecer as motivações ecologistas para exigir o “Stop Barroso” e para o Novo Acordo Verde para a Europa e aborda as iniciativas no Parlamento Europeu.

No Em debate, apresentam-se em detalhe as “Dez Razões para Votar Verde”.
No In Loco, escreve-se sobre a grande marcha organizada pela CDU, que reuniu 85 mil pessoas em Lisboa.

Continuamos a apelar à participação de todos. Não deixem de nos enviar textos (com referência ao objectivo de publicação) ou sugestões de assuntos que queiram ver abordados. Mesmo não sendo objecto de atenção imediata, por outros assuntos de agenda do PEV se sobreporem, serão devidamente considerados em curto prazo.

Sofia Vilarigues

Razões para Votar Verde

Pela Protecção da Natureza.
Não à Privatização da Biodioversidade

Longe vai a imagem da União Europeia como o garante da defesa dos valores ambientais e naturais, nomeadamente com a rede Natura 2000. Essa imagem tem vindo a decair. Os programas de recuperação e defesa da biodiversidade no espaço europeu são cada vez mais operações pontuais de marketing e menos acções estruturantes e consequentes de defesa e protecção das espécies e seus habitats, em equilíbrio com a actividade humana.
O recente desenvolvimento de programas como Business & Biodiversity que fazem depender a conservação da natureza da existência ou não de parceiros privados para o seu financiamento que, como tem acontecido em Portugal e com os sucessivos e drásticos cortes orçamentais do instituto da tutela, tem resultado no abandono e na perda de habitat e biodiversidade e na subjugação a lógicas de exploração e espoliação do património natural.

• «Os Verdes» e a CDU defendem a concretização e funcionamento da rede Natura 2000 e de parques e reservas com quadro de pessoal adequado e meios financeiros suficientes;

• Defendemos a criação de condições de apoio à tomada de decisões e ao envolvimento e participação das populações e autarquias abrangidas;

• Defendemos a recuperação da floresta autóctone e a salvaguarda de corredores ecológicos contínuos e interligados;

• Defendemos a protecção dos ecossistemas marinhos e a soberania nacional na ZEE portuguesa.


7 de Junho

O Voto Verde, é o Voto na CDU

E quem paga a crise do capitalismo?

Caixa já injectou 2,55 mil milhões de euros no BPN

[leia +]

Razões para Votar Verde

Hoje, Terça-Feira, a partir das 12h30m divulgação do documento «Razões para Votar Verde», em Braga, junto às Arcadas; com a presença de Ana Paula Simões, candidata ao Parlamento Europeu pelo Partido Ecologista «Os Verdes» na lista da Coligação Democrática Unitária.

2009-06-01

Razões para Votar Verde

Pela Defesa do Serviço Público.
Pela Valorização do Papel do Estado.

Serviços fundamentais como saúde, educação, água, energia e transportes não podem estar sujeitos à lógica do mercado privado, que se norteia por uma filosofia de lucro à custa de um bom serviço, da qualidade de vida e sustentabilidade ambiental e social do país e da União Europeia.
Todos os cidadãos têm o direito
a poderem usufruir dos serviços fundamentais à sua sobrevivência e qualidade de vida. O Estado deve, além disso, garantir a sua capacidade de intervenção adequada nos sectores fundamentais para a sustentabilidade da economia e das empresas do país;

• «Os Verdes» e a CDU defendem a escola pública e o ensino gratuito a todos os níveis, incluindo o universitário, com forte componente de investigação aplicada;

• Defendemos o SNS com gestão pública, com serviços descentralizados, garantindo a todos e em todo o território, o acesso equitativo e em tempo útil aos cuidados de saúde;

• Defendemos a gestão pública do sector electroprodutor, descentralizado, com ênfase na poupança e eficiência energética e na diversidade de fontes renováveis e endógenas e sustentáveis com maior incidência na tecnologia solar;

• Defendemos a gestão pública dos transportes públicos, valorizando a ferrovia e o apoio à gestão municipal.

7 de Junho
O Voto Verde, é o Voto na CDU