2009-03-25

A Linha (ex-internacional) do Douro


Após mais de um século sem qualquer registo de acidentes, dois ramais distintos da linha do Douro são encerrados subitamente e em simultâneo.

Uma questão de Segurança?
Porque se assim o é, apenas vem demonstrar uma clara indiferença e desinvestimento que os últimos governantes têm atribuído à linha-férrea tradicional.


Mas atenção, esta não é apenas mais uma «indiferente indiferença».
Esta é uma indiferença consciente;
Reveladora, além do mais, da grande falta de respeito e de responsabilidade demonstrada pelas entidades gestoras deste serviço público perante, sobretudo, os utilizadores.

Deixar que as linhas cheguem a um estado de degradação tal, que justifique o fecho das linhas, é apenas mais uma etapa para um Assassinato a Longo-Prazo!



«Os Verdes» têm sido incansáveis pela promoção do comboio enquanto meio de transporte colectivo público, que serve não só as populações mas também o planeta; sendo uns dos meios de transporte que emite menos dióxido de carbono por passageiro, vários estudos continuam a sustentar o investimento na Ferrovia Tradicional enquanto bom modelo de desenvolvimento.

«Os Verdes» esperam ainda obter brevemente mais esclarecimentos sobre esta decisão, por parte da Senhora Secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, a quem solicitaram, na passada quinta feira, dia 19 de Março, uma audiência com carácter de urgência, para abordar questões relacionadas com a linha do Tua.






[leia +]







«Em tom de brincadeira, o Chefe de Estado confessou gostar muito de comboios». [RTP]



1 comentário: