2009-03-28

Crónica de Celso Alves Ferreira

Disciplina de voto



Os partidos políticos são normalmente constituídos por pessoas que comungam da mesma Ideologia, assim naturalmente que as opiniões políticas dentro de um mesmo partido não poderão ser muito díspares. Os políticos eleitos devem honrar os compromissos eleitorais, sendo que os mesmos eleitos terão como objectivo trabalhar no desenvolvimento das regiões e das suas populações, de acordo com a ideologia política de base do partido.
As decisões políticas devem assentar num debate colectivo e alargado a fim de garantir a democracia, ou seja, o colectivo deve sobrepor-se ao individual. A título exemplificativo refiro que os eleitos do Partido Ecologista “Os Verdes” não poderiam nunca votar de forma diferente em relação a questões relacionadas com o Desenvolvimento Sustentável ou sobre a necessidade de se efectuarem Estudos de Impacte Ambiental.
Não obstante e dado que não existe regra sem excepção, existem matérias que podem ter análises diferenciadas, como por exemplo a questão da Eutanásia, que podia pressupor diferentes sentidos de voto.
Se a disciplina de voto estivesse definida como um princípio universal teria certamente consequências nefastas para a Democracia.

Celso Alves Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário